7 destinos de Santa Catarina para conhecer tradições

Santa Catarina é um estado brasileiro conhecido não apenas por suas belas praias, mas também por suas ricas tradições culturais. Com raízes coloniais alemãs, italianas, açorianas, entre outras, este estado da região Sul tem muito a oferecer para quem deseja mergulhar na cultura brasileira. Nesse sentido, se você tem vontade de conhecer lugares que preservam a história e as tradições catarinenses, então precisa visitar algumas cidades específicas. Então, continue acompanhando o post de hoje e veja 7 opções.

1. Jaraguá do Sul

Esta cidade localizada ao norte de Santa Catarina é um misto de modernidade e tradição. Considerada a quinta maior economia do estado, muitos também procuram apartamentos para alugar em Jaraguá do Sul, a fim de mudar-se para a região e aproveitar as boas oportunidades.

Fundada por imigrantes alemães, ela carrega consigo uma forte influência dessa cultura, seja na arquitetura, na gastronomia ou nas festividades. Por lá, um dos grandes atrativos é o “Schützenfest”, conhecido como a Festa dos Atiradores.

A tradição, que remonta às festividades alemãs, celebra as habilidades de tiro e promove competições, além de apresentações culturais e muita comida típica. No entanto, a festa vai além e também se tornou um espaço para resgatar as tradições folclóricas locais.

2. Blumenau

Blumenau é, talvez, uma das cidades mais famosas quando se trata de tradição alemã em Santa Catarina. A cidade, que tem um charme todo especial com suas construções enxaimel e ruas floridas, é palco da maior Oktoberfest fora da Alemanha.

Se você visitar Blumenau em outubro, portanto, terá a oportunidade de vivenciar uma festa que, além de cervejas artesanais e pratos típicos, oferece danças folclóricas, música e trajes tradicionais que remetem à Alemanha. Entretanto, mesmo fora do período da Oktoberfest, a cidade é um convite à imersão cultural. Museus, cervejarias e o famoso Relógio das Flores são pontos turísticos que encantam visitantes o ano todo.

3. Pomerode

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, ela se destaca por preservar com muito carinho as tradições de seus antepassados. Sendo assim, ao caminhar por suas ruas, é comum ouvir moradores conversando em alemão e se deparar com casas que parecem ter saído de um conto de fadas europeu.

Anualmente, Pomerode realiza a Festa Pomerana, uma celebração das tradições germânicas que atrai turistas de todo o Brasil. Durante o evento, além da comida deliciosa, é possível apreciar danças, músicas e jogos típicos. Contudo, mesmo que você não consiga visitar durante a festa, a cidade tem outros atrativos, como o “Zoo Pomerode”, o mais antigo de Santa Catarina, e a “Rota Enxaimel”, onde é possível conhecer construções típicas e entender um pouco mais da história local.

4. São Joaquim

Localizada na serra catarinense, São Joaquim é famosa por ser uma das cidades mais frias do Brasil. Com forte influência italiana e portuguesa, é conhecida nacionalmente pelas suas belas paisagens e pela produção de vinho. O frio rigoroso, que por vezes traz a neve, transforma a cidade em um destino romântico e aconchegante. Além disso, a gastronomia local, com destaque para os pratos à base de maçã e pinhão, é um convite ao paladar.

5. Joinville

A maior cidade de Santa Catarina, Joinville tem sua origem ligada à imigração alemã, mas também foi fortemente influenciada por suíços e noruegueses. Ela é mundialmente conhecida pelo Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo. Além disso, a cidade abriga a única filial do Bolshoi fora da Rússia, uma prestigiada escola de ballet. Portanto, em Joinville, a tradição se mescla à arte, e a dança é sua maior expressão cultural.

6. Florianópolis

A capital catarinense, também conhecida como Ilha da Magia, é rica em tradições açorianas. Os açorianos chegaram à ilha no século XVIII e trouxeram consigo suas tradições, culinária, danças e artesanato. Em Florianópolis, é possível visitar o Mercado Público, onde a cultura local está viva em cada bancada, ou a Ribeirão da Ilha, bairro histórico que conserva as características açorianas nas suas edificações e gastronomia. No entanto, a festa mais tradicional da cidade é a Festa do Divino, uma celebração religiosa que envolve procissões, música e dança.

7. Lages

Por fim, mas não menos importante, Lages, no Planalto Serrano de Santa Catarina, é reconhecida como a capital do tropeirismo. Com forte influência da cultura gaúcha, a cidade celebra anualmente a Festa Nacional do Pinhão, destacando a gastronomia e as tradições campeiras. Lá, o visitante se encanta com danças, músicas e sabores típicos da região.

Portanto, Santa Catarina é, sem dúvidas, um tesouro cultural brasileiro. Suas cidades, com raízes profundas em tradições trazidas por imigrantes, são o destino perfeito para quem deseja conhecer mais sobre a rica tapeçaria cultural que compõe nosso país. Como você viu, o estado reserva muitos encantos e histórias. Então, ao planejar sua próxima viagem, considere explorar esse pedaço tão especial do Brasil e se encante com suas tradições.

 

Portal Cidade & Cia. Seu site de prestação de serviços, produtos e informações.

Posts Recentes