9 dicas de como organizar os livros em casa

Organizar os livros em casa é uma tarefa que pode trazer benefícios tanto estéticos quanto funcionais. Afinal, ter uma biblioteca pessoal bem organizada facilita o acesso aos livros desejados, proporciona um ambiente agradável e pode até mesmo despertar o interesse dos outros moradores e visitantes. Então, se você é um amante da leitura, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja nossas dicas para te ajudar.

1. Avalie o espaço disponível

Antes de iniciar a organização dos livros, é importante avaliar o espaço disponível em sua casa. Dependendo do caso, usar caixas de plástico pode ser interessante para que os livros que não deseja expor fiquem bem armazenados e protegidos. Afinal, graças à injeção plástica, elas têm diferentes tamanhos e cores, encaixando-se em diferentes ambientes e espaços.

Na hora de escolher onde expor os livros, considere os diferentes cômodos e móveis que podem ser utilizados para armazená-los, como estantes, prateleiras, nichos ou até mesmo mesas de apoio. Dessa forma, conseguirá determinar a quantidade de livros que deseja acomodar e o layout que melhor se adequa ao ambiente.

2. Classificação por gênero ou tema

Portanto, uma maneira eficiente de organizar os livros é classificá-los por gênero ou tema. Por exemplo, você pode agrupar os romances em uma prateleira, os livros de não ficção em outra e assim por diante.

Além disso, dentro de cada categoria, é possível fazer uma subdivisão por autores ou ordem alfabética. Essa classificação facilita a localização dos livros e cria um senso de ordem visualmente agradável.

3. Utilize sistemas de identificação

Para uma organização mais eficiente, é interessante também utilizar sistemas de identificação, como etiquetas ou adesivos nas prateleiras. Dessa forma, você poderá identificar rapidamente as diferentes categorias ou temas e localizar os livros desejados sem precisar vasculhar todas as estantes.

Além disso, você também pode anotar em um catálogo ou planilha os livros que possui.

4. Espaço para outros livros

Se você é um ávido leitor e está constantemente adicionando novos livros à sua coleção, é importante reservar espaço para os novos livros. Para isso, deixe algumas prateleiras ou nichos vazios para acomodar livros novos, incluindo alguns enfeites que combinem com a decoração.

5. Considere a estética

Organizar os livros em casa também pode ser uma oportunidade para criar uma estética agradável. Além de agrupar os livros por gênero ou tema, você pode pensar em organizar por cores, alternando capas claras e escuras para criar um visual interessante. Outra opção é misturar livros e objetos decorativos, como vasos, esculturas ou fotografias, para adicionar personalidade à estante.

6. Doações ou trocas 

Se você perceber que sua coleção de livros está ficando muito grande ou se alguns títulos não despertam mais seu interesse, considere fazer doações ou trocas. Existem diversas instituições, como bibliotecas comunitárias ou projetos de incentivo à leitura.

Além disso, participar de grupos de troca de livros pode ser uma ótima maneira de renovar sua biblioteca sem acumular excessos.

7. Manutenção regular

A organização dos livros em casa requer manutenção regular. Portanto, reserve algum tempo periodicamente para rearranjar e limpar suas estantes.

Verifique se os livros estão alinhados corretamente e se não há sinais de danos, como páginas soltas ou capas desgastadas. Fazer essa manutenção regularmente garantirá que sua biblioteca permaneça organizada e preservada por muito mais tempo.

8. Incentive a leitura

Além de organizar os livros fisicamente, é importante incentivar a leitura em sua casa. Portanto, crie espaços aconchegantes para leitura, com poltronas confortáveis, almofadas ou mantas. Coloque livros em locais de fácil acesso e destaque títulos interessantes. Assim, ficará muito mais fácil de manter a leitura em dia.

9. Cuidados especiais

Por fim, é importante lembrar dos cuidados especiais para manter seus livros em bom estado. Sendo assim, evite exposição direta à luz solar, pois ela pode danificar as capas e desbotar as páginas. Além disso, mantenha os livros em local seco e arejado, evitando ambientes úmidos ou com variações extremas de temperatura.

Também é interessante fazer uma limpeza suave para remover poeira e manter sua biblioteca livre de insetos ou outros danos.

Então, agora que você sabe como organizar os livros em casa, já pode colocar em prática nossas dicas e dar início à arrumação. Temos certeza que além de deixar os espaços mais bonitos, terá muito mais facilidade para encontrar suas obras.

 

Portal Cidade & Cia. Seu site de prestação de serviços, produtos e informações.