Conheça os principais países produtores de café do mundo

O café é uma das commodities mais populares e consumidas em todo o mundo, afinal, seu aroma marcante e sabor distinto encantam milhões de pessoas diariamente. No entanto, por trás das xícaras dessa bebida tão apreciada está uma indústria global complexa, na qual alguns países se destacam como verdadeiros gigantes na produção do grão. Siga com a gente, saiba quais são os principais países produtores de café e conheça ainda melhor suas histórias e a influência que exercem neste mercado!

Os 7 principais países produtores de café

O continente americano é o que mais produz e exporta café. E os países que mais produzem estão na América do Sul e na América Central. Do outro lado do globo, a Indonésia abastece o mercado com cafés distintos e ricos em sabores. Quer dizer, só por isso já dá para perceber como é possível viajar muito a partir de uma xícara de café expresso, não é mesmo?

Mas, claro, podemos ir muito além dessas regiões. Na sequência, confira quais são os 7 principais países produtores de café do mundo:

1 – Brasil

No topo da lista está o Brasil, um país de dimensões continentais que reina absoluto como o maior produtor e exportador de café. Com vastas plantações espalhadas por estados como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, o Brasil abastece cerca de um terço da demanda mundial por café. Para se ter ideia, em 2022, o país exportou 2,2 milhões de toneladas, o que equivale a 39,4 milhões de sacas de café, enviadas para 145 países, como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão, rendendo um faturamento médio de R$ 55 bilhões.

2 – Vietnã

O Vietnã ocupa a segunda posição nessa hierarquia do café. Com uma produção baseada especialmente no café robusta, que se adapta melhor ao clima da região, esse país do sudeste asiático tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na indústria cafeeira mundial, com uma estimativa de produção de 29,2 milhões de sacas em 2023.

3 – Colômbia

O café colombiano é conhecido mundialmente por seu terroir único, resultado de uma combinação de fatores, como o solo vulcânico, os microclimas e o regime de chuvas e sol perfeito. Assim como no Brasil, a produção de café é feita em sua maioria por agricultura familiar. Estima-se que existam cerca de 600 mil fazendas familiares espalhadas pelo país. Juntas, elas contribuíram com a produção de 11,1 milhões de sacas de 60 quilos em 2022. Um fato curioso é que, até os anos 2000, a Colômbia se mantinha como a segunda maior região produtora no mundo, até que a ferrugem do café atingiu os cafezais do país, que perdeu sua posição para o Vietnã.

4 – Indonésia

Não é só o turismo que faz as pessoas se encantarem pela Indonésia. A nação do sudeste asiático, composta por milhares de ilhas vulcânicas e paisagens de tirar o fôlego, é um dos maiores países produtores de café. Na safra de 2021/2022, foi produzido por lá 1,28 milhão de sacas de 60 quilos de café arábica, e a previsão é chegar a 1,35 milhão em 2023. Hoje, a Indonésia é considerada a maior exportadora da região Ásia-Pacífico.

5 – Honduras

Quem diria que o país conhecido pela grande produção de bananas entraria para o ranking dos maiores produtores de café no mundo? Nos anos 1960, os investimentos para a diversificação da agricultura levaram à produção cafeeira, que, em pouco tempo, se tornou uma das principais protagonistas da economia local. Atualmente, existem mais de 120 mil fazendas, com ampla variedade de cafés comerciais e especiais. Na safra de 2021/2022, a expectativa de produção era de 5,4 milhões de sacas de 60 quilos. Boa parte da produção vai para exportação: em janeiro de 2023, foram 506,46 mil sacas embarcadas.

6 – Etiópia

Considerada o lar do café, a Etiópia mantém sua relação duradoura com o grão, uma cultura responsável por impactar de forma direta sua economia e comunidade. Até o fim de 2023, espera-se que o país produza 8,25 milhões de sacas de 60 quilos. Hoje, ele é o maior exportador da produção de café africana, que envolve aproximadamente 15 milhões de trabalhadores em todo o ciclo produtivo.

7 – Peru

Com uma diversidade geográfica única, o Peru também é terra rica para o cultivo do café. Considerado o maior produtor mundial de café arábica orgânico e de comércio justo certificado, o país está se destacando no cenário global com iniciativas de produção sustentáveis. A região de Cajamarca, ao norte, concentra a maior parte do cultivo, que corresponde a mais da metade do que é produzido em todo o Peru. São cerca de 425 mil hectares dedicados à produção cafeeira, divididos entre 223 mil famílias peruanas. O impacto socioeconômico é tanto que mais de 300 mil pessoas dependem, de forma direta ou indireta, da indústria do café.

E então, que tal experimentar os cafés de cada uma dessas regiões e viajar sem sair de casa pelos principais países produtores de café do mundo?

 

Portal Cidade & Cia. Seu site de prestação de serviços, produtos e informações.

Posts Recentes